Google+ Transpessoal e Fenomenologia Existencial: 2 de ago. de 2017

Translate

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reminiscências do Nascimento Biológico



As pesquisas clínicas com estados incomuns de consciência, através de práticas de meditação, mindfulness, terapia do Renascimento ou Rebirthing e Terapia Primal, são fundamentadas na visão Integral e Transpessoal da consciência.

Todas elas possuem em comum a constatação e os relatos dos participantes, em vários momentos da experiência, de serem capazes de acessar os registros do nascimento biológico.

Ainda que a medicina tradicional rejeite tal possibilidade, em função da ausência das bainhas de mielina no cérebro do feto, o que são responsáveis pelo registro cognitivo do nascimento biológico.

As pesquisas focadas nas práticas meditativas e expansivas, que utilizam a integração dos processos fisiológicos e cognitivos, através do que se chama Meditação e Atenção Plena ou Mindfulness, trazem a experiência de se aproximar e reviver o nascimento biológico, de modo parcial ou total.

Como ocorre este processo? É realmente possível?

Inicialmente, apenas a experiência pessoal pode comprovar a realidade dessas experiências.

Do ponto de vista teórico e intelectual, a discussão torna-se pouquíssimo produtiva, pois a base desses conhecimentos é empírica e clínica. 

A questão principal é compreender do que se trata o fenômeno: 

Seria uma regressão ao estado intra uterino e perinatal, ou fantasia, imaginação, sugestão, interpretação equivocada? Uma combinação de vários aspectos?

Cabe ao pesquisador engajado em responder a essas perguntas, antes de mais nada, observar os resultados clínicos dessas experiências na saúde física e mental dos sujeitos.

Os resultados têm sido positivos, quando a prática é realizada respeitando princípios de segurança e contexto clínico, com finalidades terapêuticas.

Os efeitos terapêuticos são duradouros, levando o indivíduo a encontrar as respostas para antigos questionamentos "De onde vim? Para onde vou? Quem sou eu?".

Percepção do mundo e de si mesmo a partir de uma perspectiva objetiva, além das frustrações, vaidade, ilusões e ideais educacionais e ideológicos.

Questionamento e busca por uma vida com real significado e consistência, visando uma economia pessoal e coletiva , de relações equilibradas e amorosas.

Dois dos principais pesquisadores deste assunto são o psiquiatra tcheco Stanislav Grof e o médico Leonard Orr.

Respectivamente, os fundadores dos métodos Respiração Holotropica(TM) e do Renascimento / Rebirthing.