Google+ Transpessoal e Fenomenologia Existencial: 18 de ago. de 2017

Translate

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quatro Insights das Pesquisas da Consciência



Stanislav Grof, um psiquiatra visionário e pesquisador da consciência humana, foi capaz de desvelar um importante mapa que traduz a estrutura psíquica da humanidade.


Suas pesquisas clínicas de mais de 50 anos de prática com estados modificados de consciência, trazem insights valiosos para a prática psicoterapêutica - tanto nos workshops vivenciais quanto na psicoterapia de divã.


Insight Um - O paciente é o especialista na sua experiência. Por mais phd que seja o psicólogo ou psiquiatra, as maiores e mais relevantes informações estão presentes no corpo e na consciência do paciente, e não na bagagem do médico.


Insight Dois - A consciência possui uma dinâmica de autocura , orientada para a totalidade,  denominada de curador interno ou radar interno. Esse princípio é atuante 24 horas por dia, independente da vontade do indivíduo. E pode ser intensificado através de técnicas e práticas de expansão da consciência e autoconhecimento.


Insight Três - A consciência é Anima Mundi e não se restringe especificamente ao cérebro. O conceito de que a consciência é uma caixa preta isolada do tecido da existência é ultrapassado e improdutivo. Modelos modernos do funcionamento de redes neuronais e inteligência artificial baseiam-se na interatividade com o ambiente e variáveis multi fatoriais, que consideram a teoria do Caos.


Insight Quatro - O significado e o sentido da vida está no emaranhado de todas as células do organismo, desde a sola do pé até os fios de cabelo. Isto traz implicações revolucionárias, que ampliam o conceito de equilíbrio e evolução do Ser a níveis integrais - tanto física quanto consciencial. Conhecimentos a respeito da formação e da superação de traumas e distúrbios psicossomáticos incluem os traumas físicos como igualmente relevantes para a compreensão da saúde mental, e o oposto sendo igualmente verdadeiro - traumas psicológicos interferem na qualidade do funcionamento biológico e orgânico.



Autor - Antonio Vaszken Dichtchekenian
Pós graduado em Psicologia Transpessoal Aplicada , especialista na metodologia de Stanislav Grof. Pesquisador de tecnologias de expansão da consciência. Psicólogo e terapeuta transpessoal.

Corpo e Psicoterapia


Como seria possível utilizar o corpo como um veículo de autoconhecimento e felicidade?


Uma metodologia baseada no conhecimento intrínseco presente nas células e tecidos do corpo.

Sendo esse mesmo conhecimento traduzível em comportamentos aplicáveis e voltados para a qualidade de vida e evolução do ser.


O primeiro estágio de conhecimento é Empírico - são informações técnicas e de caráter informativo. Servem apenas como uma preparação e aproximação suave das informações, no nível generalizado.


O segundo estágio é Seletivo - ocorre o foco e a concentração em um único elemento, a partir da escolha subjetiva ou contextual. Depois da visão geral trazida à tona no primeiro estágio, é o momento de começar com algum ponto específico.


O terceiro estágio é Sentir e Expressar o elemento que foi selecionado no estágio anterior. Sentir é aproximar-se e identificar-se com o conteúdo totalmente. Expressar é permitir a manifestação do conteúdo em todas as formas e sentidos: visual, cinestésico, auditivo.


O quarto e último estágio é Integrar e Significar. Ser capaz de ampliar as antigas referências através da inclusão das novas informações que foram sentidas e vividas no terceiro estágio. Tornar inteiro novamente, o que antes era composto de parte e todo.


O autoconhecimento atravessa todos esses estágios, que ocorrem várias vezes seguidas, com todos os tipos de informações.

No caso da Psicoterapia Corporal, temos os conteúdos cinestésicos e dos cinco sentidos, enfatizados pelo contexto clínico e investigativo.

São perguntas como:
"O que você está sentindo agora?"
"Como esse sentimento se manifesta aqui e agora no seu corpo?"
"Qual imagem/som/cor/formato acompanha esse pensamento/discurso?"

Também enfatizo a atenção aos sentidos para dentro de si e a busca de informações (novos conteúdos ou novas maneiras de perceber conteúdos já conhecidos).